Alguns pais de crianças no inicio da linguagem se perguntam: É normal a criança repetir estas palavras ou meu filho (a) tem gagueira?
Caso seu filho tenha dificuldades para falar e costuma hesitar ou repetir determinadas sílabas palavras ou frases, ele pode ter uma disfluência ou uma gagueira. Contudo, ele também pode estar atravessando um período de disfluência normal, período este que em muitas crinas enfrentam quando estão aprendendo a falar.
A disfluência ocorre com mais frequência entre 1 ano e 6 meses a 5 anos. É normal ocorrer as disfluência típicas da idade, aquela fase em que muitas crianças enfrentam quando estão aprendendo a falar e acabam hesitando, repetindo algumas palavras ou não completando a palavra.
Este fato faz parte do desenvolvimento e significa que a criança está adquirindo vocabulário e aprendendo a usar a linguagem de maneira nova.
Também pode ocorrer da criança passar por essa fase e depois de um tempo voltar a ter essas repetições de sons, palavras. Isso significa que a criança pode estar atravessando uma nova fase de aprendizagem.
Porem as crianças que apresentam gagueira leve, em geral repetem sons mais de duas vezes (pa-pa-pa-pa- pato).
Pode haver presença de tensão sendo evidente nos músculos faciais, especialmente ao redor da boca. A intensidade da voz pode aumentar com as repetições e ocasionalmente, a criança terá “bloqueios”, ausência de ar e voz por alguma segundos.
Meu filho tem gagueira. E agora?
Caso haja a suspeita de gagueira, o quanto antes iniciar a intervenção, melhor.
Os pais, muitas vezes, acabam sendo orientados incorretamente, para que esperem até passar ou, pior, para que pressionem o filho para falar sem gaguejar. Nenhuma destas atitudes é recomendada. Por isso a ajuda de um especialista irá favorecer as condutas em casa com a criança.
Quem avalia e trata a gagueira?
O fonoaudiólogo é o responsável pela avaliação e terapia da gagueira. Em alguns casos, um psicólogo também será muito importante para trabalhar questões emocionais.
O fonoaudiólogo medirá aspectos detalhados e fará uma avaliação criteriosa da criança. Assim conseguirá identificar se a disfluência é comum da idade ou se caracteriza gagueira. Medirá os tipos de disfluências (típicas ou atípicas), a frequência das rupturas e o grau de severidade da gagueira (se é leve, moderada, severa, etc), levando em consideração diversos fatores, como: história familiar, contexto social, fatores emocionais, organização motora da fala.
Este profissional também reabilitará a criança, estimulando ritmo e velocidade de fala, mobilidade, tônus, articulação, coordenação pneumofonoarticulatória, sempre envolvendo a brincadeira, interação e a motivação.
Algumas dicas:
- Devemos ouvir a criança com calma, atenção e respeito a sua fala.
- Não se deve pressioná-la ou apressá-la para que fale o que deseja. Ou seja, dar todo o tempo para ela terminar o que quer dizer é fundamental, demonstrando estar atento ao que ela diz, sem interrompê-la.
- Mostre que você está prestando atenção ao que a criança fala: acene com a cabeça, sorria, faça sons de aprovação, etc
- Mantenha contato de olho com a criança enquanto ela estiver falando.
- Não termine as palavras para ela
- Nunca diga para seu filho se acalmar ou respirar; escute o que ele tem a dizer até o final. O importante aqui é o queele diz e não como ele diz.
- Tente falar mais lenta e relaxadamente quando conversar com seu filho. Encoraje outros membros da família para fazerem o mesmo. Não fale tão devagar de modo que sua fala pareça estranha, mas mantenha-a lenta e faça várias pausas.
- Os pais são os melhores modelos, e a criança seguirá. Assim, o adulto deve apresentar uma fala bem articulada, sem pressa, que estimule ritmo e entonações diversificadas para a criança.
- Tente não ficar chateado ou nervoso quando a gagueira aumentar. Seu filho está fazendo o melhor que pode para aprender muitas regras novas de linguagem (todas ao mesmo tempo). Sua atitude de aceitação e paciência vai ajudá-lo muito.
GAGUEIRA NÃO TEM GRAÇA! TEM TRATAMENTO!!
Acesse nosso site para mais informações: https://fonoaudiologiabauru.com.br/