Falar das nossas crianças faz muito bem. Ver o seu nascimento, crescimento e como se desenvolve é prazeroso e desafiador ao mesmo tempo. E um dos momentos mais cativantes é na hora que começa a proferir as primeiras palavras.
Mas este processo de construção das palavras é desafiador e exige atenção e cuidado dos pais e dos profissionais da saúde. Vamos ver os desafios durante o processo de aperfeiçoamento da fala nas crianças.
E como é importante contar com apoio fundamental no desenvolvimento da linguagem oral com a Dra. Fono.
O que pode provocar o atraso na fala
Sabe-se, e até convencionado pela comunidade médica, que a fala é um processo natural das crianças e que se desenvolve com o decorrer do tempo. Geralmente, as primeiras palavras do bebê começam a ser pronunciadas antes do seu primeiro ano de vida, mas ainda de forma inicial, sem uma coordenação, algo normal para este período.
Porém, este processo de fala nos bebês pode sofrer um atraso por razões naturais ou externas que pode produzir como resultado uma perda da capacidade de concatenar as sílabas e conseguir produzir as palavras.
As causas para essa deficiência podem estar relacionadas a problemas congênitos, advindos de uma possível má formação do feto e que provocam deficiências neurológicas, desde leves até as mais severas, e que podem prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.
Nesta situação, a forma como a criança aprende as letras existentes, a construir as sílabas e as palavras podem sofrer sérios atrasos e fazer com que ela não consiga se expressar ao longo do tempo e ter suas necessidades atendidas.
Da mesma forma, a criança pode também sofrer da dislexia, nome dado à dificuldade do paciente de assimilar o conteúdo aprendido em casa com os pais ou na sala de aula, fazendo com que o seu desenvolvimento intelectual seja prejudicado.
O ambiente também pode ser um complicador para a criança. Locais onde há conflitos familiares e traumas são fatores relevantes para que o menor não consiga ter facilidade para assimilar o conteúdo. Assim, os desafios para que a linguagem do paciente se torne uma necessidade a ser tratada com a ajuda de um profissional especializado no aperfeiçoamento da fala.
O profissional no aperfeiçoamento da fala
Em todos os casos, contar com o apoio de profissionais voltados à fonoaudiologia é fundamental para que a criança possa ter um cuidado necessário e poder falar com naturalidade.
Quando são casos clínicos decorrentes de questões neurológicas, a fono é responsável por elaborar e desenvolver todo o tratamento e acompanhar o processo de desenvolvimento.
Nos casos mais complexos, o profissional trabalha em conjunto com a equipe médica do paciente nas melhores estratégias de melhora da capacidade de pronunciar as palavras.
Nossa equipe multidisciplinar está preparada para dar todo o suporte necessário para o caso do seu filho com o carinho que merece.
Entre em contato e agende uma consulta para conhecermos o seu caso.
Acesse nosso site para mais informações: https://fonoaudiologiabauru.com.br/